sexta-feira, 18 de dezembro de 2009



Um sorriso negro, um abraço negro
Traz....felicidade
Negro sem emprego, fica sem sossego
Negro é a raiz da liberdade

..Negro é uma cor de respeito
Negro é inspiração
Negro é silêncio, é luto
negro é...a solução
Negro que já foi escravo
Negro é a voz da verdade
Negro é destino é amor
Negro também é saudade...(Jorge Portela - Adilson Barbado)


Todo brasileiro negro, chega uma época na vida, sem pré definição de data, com uns acontece cedo, outros bem mais tarde, em que se dá de encontro com um ritual de passagem sofrido e dolorido, mas impressindível para sua conscientização enquanto ser humano. Ele descobre que é Negro. E veja bem, nascer negro e viver negro é uma coisa...ser Negro, assumir-se Negro é outra história. Na minha experiência pessoal o ritual se deu ali pelos 19 - 20 anos e tem se estendido até aqui. Passa a fazer sentido a expressão "consciência negra". A pele, deixa de ser um diferencial e passa a ser uma referência. Descobre-se que existe uma história que justifica mas não explica ou explica mas não justifica o porque do Racismo, das cotas, do candomblé, de Salvador, das favelas, do samba, do Blues do rítimo, do swing, do mistério, da miséria, da beleza, da força, da garra, da raça! Sou negro a muito pouco tempo e ainda em fase de descobertas.

Entre Parenteses: Saúdo Grupo Caixa-preta pelo maravilhoso Evento que a 4 anos discute a questão do negro artista. Torço pela continuidade e por uma maior divulgação e inserção de veículos de midia nas próximas edições.

Bom fim de semana a todos, negros, brancos, amrelos, rubis, verdes e por ai vai!

Um comentário:

BRINCADEIRAS E JOGOS EDUCACIONAIS

GUIA PRÁTICO PARA ACALMAR TURMAS AGITADAS ATENÇÃO PROFESSORES E EDUCADORES!!!  A turma tá muito agitada??? As vezes é difícil ...